📘Renda fixa X Renda variável
Precisamos entender o que significa renda fixa e renda variável, pois são os principais tipos de investimentos existentes no mercado financeiro. A função de cada uma é muito diferente, porém as duas tem um objetivo incomum: fazer o dinheiro render. Entender a diferença e função de cada um desses investimentos é fundamental para quem está iniciando sua jornada como investidor e deseja aplicar seu capital de forma consciente e segura.
O que significa renda fixa e renda variável?
📈Renda fixa
O significado desse tipo de investimento já aparece no nome “renda fixa”. Esse é um tipo de investimento no qual você aplica seu capital sabendo a quantia de lucro que terá e em quanto tempo isso irá acontecer. Nesse tipo de aplicação existem dois tipos: o prefixado e o pós – fixado.
A renda fixa no modelo prefixado é aquela na qual o investidor já recebe a taxa definida desde o início da aplicação. Com relação a renda fixa pós-fixado, as regras da rentabilidade estão atreladas a algum índice como por exemplo o CDI ou a inflação.
📊 Renda variável
Investir em renda variável é o oposto da renda fixa pois não é possível saber antecipadamente e também é um investimento de retorno impreciso. O retorno financeiro desse tipo de renda depende do desempenho do mercado, o qual se dará conforme o desenvolvimento da economia e política. Por esse motivo, a renda variável é considerada um tipo de investimento altamente arriscado comparado a renda fixa, que, seja ela prefixada ou pós-fixada o retorno do capital pode ser estimado, seja pelas taxas de juros do país ou índices. Contudo, apesar da renda variável ser um investimento mais arriscado, também pode ser mais lucrativo a longo prazo.
💰 Como funciona a renda fixa?
Se você se considera uma pessoa cautelosa, que procura mais estabilidade e se sente ansiosa por não ter controle do resultado final, provavelmente possui um perfil investidor de renda fixa. A renda fixa também é conhecida por outras nomenclaturas como TESOURO DIRETO, CDB (certificado de depósito bancário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letras de Crédito Imobiliário).
Quero investir em renda fixa, como funciona a renda fixa?
É como se o investidor emprestasse dinheiro ao banco ou uma instituição do governo por um tempo determinado com uma taxa de juros combinada. Depois, o banco ou instituição governamental te devolve o seu capital com juros. Podemos entender bem com um exemplo simples: você faz um empréstimo do banco e quando paga, precisa devolver a quantia emprestada mais os juros acrescidos em cima do valor inicial do empréstimo. Entretanto, na renda fixa, quem empresta é você e assim como quando é o caso contrário, o retorno do seu investimento vem acrescido com juros. Por exemplo, ao investir em um CDB de 12 meses com taxa prefixada de 10% ao ano, o investidor já sabe exatamente quanto receberá ao final do período.
Possuo garantias ?
Muitos títulos de renda fixa possuem um “Fundo de Garantia”, o FGC ( Fundo Garantidor de Créditos). Em caso de falência, o investidor tem a garantia de até R$ 250.000 por instituição financeira.
📊Estou disposto a lidar com oscilações e riscos, quero entender melhor a renda variável?
Oscilações e riscos são palavras comuns no vocabulário do investidor de renda variável, pois como mencionado anteriormente, esse tipo de investimento depende do desempenho do mercado financeiro, economia, política, taxa de juros e por vezes até acontecimentos internacionais. O retorno do investimento depende totalmente das oscilações do mercado financeiro, pois isso fará com que haja uma queda ou uma valorização.
Assim como na renda fixa, existem alguns tipos de renda variáveis, pois é possível investir em AÇÕES, FIIs (Fundos Imobiliários), ETFs e CRIPTOMOEDAS. O investidor, participa diretamente dos riscos e lucros das empresas ou empreendimentos; ou seja, ele se torna um sócio. Desde que haja um planejamento e estratégia consciente e adequada, esse tipo de aplicação costuma ter maior rentabilidade. Contudo, o investidor precisa estar preparado para lidar com as oscilações temporárias em busca de ganhos futuros.
Quer aprender mais? Acesse outros artigos do A Riqueza é Consequência e continue aprendendo sobre Finanças/Psicologia Financeira- Dicas e Planejamento.

